O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26067 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 379 "titulo" => "O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS, CONTOS E MITOS DO DILÚVIO, LITERATURA E RELIGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID379_19072016000602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELI SOBREIRA BENEVIDES" "autor_nome_curto" => "ARACELI" "autor_email" => "aracelisobreira@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26067 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 379 "titulo" => "O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS, CONTOS E MITOS DO DILÚVIO, LITERATURA E RELIGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID379_19072016000602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELI SOBREIRA BENEVIDES" "autor_nome_curto" => "ARACELI" "autor_email" => "aracelisobreira@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }