NETA, Julia Josefa De Lima et al.. A poesia na educação infantil e juvenil. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/25879>. Acesso em: 23/11/2024 19:34
Esta proposta de trabalho busca refletir sobre a importância da literatura infantil e juvenil na formação dos indivíduos. Nosso com enfoque será apresentado a partir da aproximação com a leitura por meio de poemas. Sabemos que a leitura é um elemento imprescindível na formação do sujeito crítico. Diante disso, para se efetivar com sucesso o trabalho com o texto literário, o professor deve utilizar estratégias que privilegiem a compreensão das ideias, afinal, muitas vezes, os textos literários servem apenas como pretexto para outras atividades desviando-se do foco da percepção e compreensão do objeto literário. A literatura Infantil e juvenil deve estimular o imaginário da criança, de forma lúdica, e não apenas algo mecanizado, para inserir análises gramaticais, tornando a aula extremamente cansativa. Um ambiente escolar agradável também contribui para a produção de leituras mais prazerosas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo desenvolver estratégias incentivadoras a partir das leituras de poemas, desta maneira as crianças e adolescentes se aproximarão da linguagem poética, dando-lhes espaço para que eles comentem suas expressões e que troquem informações relacionadas ao poema, pois eles irão se interessar pelas leituras e futuramente buscarão outras. Enfim a literatura Infantil e juvenil é rica e se o professor souber utilizá-la de forma adequada ao cotidiano escolar, gerará momentos de prazer, de leitura prazerosa e não por obrigação.