A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25879 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL" "resumo" => "Esta proposta de trabalho busca refletir sobre a importância da literatura infantil e juvenil na formação dos indivíduos. Nosso com enfoque será apresentado a partir da aproximação com a leitura por meio de poemas. Sabemos que a leitura é um elemento imprescindível na formação do sujeito crítico. Diante disso, para se efetivar com sucesso o trabalho com o texto literário, o professor deve utilizar estratégias que privilegiem a compreensão das ideias, afinal, muitas vezes, os textos literários servem apenas como pretexto para outras atividades desviando-se do foco da percepção e compreensão do objeto literário. A literatura Infantil e juvenil deve estimular o imaginário da criança, de forma lúdica, e não apenas algo mecanizado, para inserir análises gramaticais, tornando a aula extremamente cansativa. Um ambiente escolar agradável também contribui para a produção de leituras mais prazerosas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo desenvolver estratégias incentivadoras a partir das leituras de poemas, desta maneira as crianças e adolescentes se aproximarão da linguagem poética, dando-lhes espaço para que eles comentem suas expressões e que troquem informações relacionadas ao poema, pois eles irão se interessar pelas leituras e futuramente buscarão outras. Enfim a literatura Infantil e juvenil é rica e se o professor souber utilizá-la de forma adequada ao cotidiano escolar, gerará momentos de prazer, de leitura prazerosa e não por obrigação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, LEITOR, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA1_ID681_22072016222453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA JOSEFA DE LIMA NETA" "autor_nome_curto" => "JULIA LIMA" "autor_email" => "julia.lima.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25879 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL" "resumo" => "Esta proposta de trabalho busca refletir sobre a importância da literatura infantil e juvenil na formação dos indivíduos. Nosso com enfoque será apresentado a partir da aproximação com a leitura por meio de poemas. Sabemos que a leitura é um elemento imprescindível na formação do sujeito crítico. Diante disso, para se efetivar com sucesso o trabalho com o texto literário, o professor deve utilizar estratégias que privilegiem a compreensão das ideias, afinal, muitas vezes, os textos literários servem apenas como pretexto para outras atividades desviando-se do foco da percepção e compreensão do objeto literário. A literatura Infantil e juvenil deve estimular o imaginário da criança, de forma lúdica, e não apenas algo mecanizado, para inserir análises gramaticais, tornando a aula extremamente cansativa. Um ambiente escolar agradável também contribui para a produção de leituras mais prazerosas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo desenvolver estratégias incentivadoras a partir das leituras de poemas, desta maneira as crianças e adolescentes se aproximarão da linguagem poética, dando-lhes espaço para que eles comentem suas expressões e que troquem informações relacionadas ao poema, pois eles irão se interessar pelas leituras e futuramente buscarão outras. Enfim a literatura Infantil e juvenil é rica e se o professor souber utilizá-la de forma adequada ao cotidiano escolar, gerará momentos de prazer, de leitura prazerosa e não por obrigação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, LEITOR, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA1_ID681_22072016222453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA JOSEFA DE LIMA NETA" "autor_nome_curto" => "JULIA LIMA" "autor_email" => "julia.lima.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }