TEM GREGO NO MORRO, TEM SAMBA NO OLIMPO: O TRÁGICO CARNAVALIZADO EM SALA DE AULA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26127 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 990 "titulo" => "TEM GREGO NO MORRO, TEM SAMBA NO OLIMPO: O TRÁGICO CARNAVALIZADO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo é uma parte da pesquisa desenvolvida durante o mestrado, em que foi analisada a peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes, entendendo-a como uma tragédia carnavalizada. Para formalizar este trabalho, foi realizado um estudo semiótico para entender como ocorreu o processo de ressignificação do mito grego sob a perspectiva da carnavalização bakhtiniana. Tendo como suporte teórico e metodológico a Semiótica da Cultura, foram estudadas diversas linguagens que se entrecortaram no teatro, como o texto, a música e a religiosidade, tanto grega quanto afro-brasileira, suportes necessários para compreender este fenômeno artístico. Além de apresentar o resultado desta pesquisa, objetiva-se refletir sobre o processo de ensino de textos dramatúrgicos em sala de aula, buscando estratégias de aproximação entre o corpo docente e as obras clássicas gregas através de uma adaptação moderna que dialogue com o nosso cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "SEMIÓTICA DA CULTURA, ORFEU DA CONCEIÇÃO, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID990_25072016225502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL DE LUCENA COSTA" "autor_nome_curto" => "MICHEL COSTA" "autor_email" => "micheldlcosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26127 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 990 "titulo" => "TEM GREGO NO MORRO, TEM SAMBA NO OLIMPO: O TRÁGICO CARNAVALIZADO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo é uma parte da pesquisa desenvolvida durante o mestrado, em que foi analisada a peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes, entendendo-a como uma tragédia carnavalizada. Para formalizar este trabalho, foi realizado um estudo semiótico para entender como ocorreu o processo de ressignificação do mito grego sob a perspectiva da carnavalização bakhtiniana. Tendo como suporte teórico e metodológico a Semiótica da Cultura, foram estudadas diversas linguagens que se entrecortaram no teatro, como o texto, a música e a religiosidade, tanto grega quanto afro-brasileira, suportes necessários para compreender este fenômeno artístico. Além de apresentar o resultado desta pesquisa, objetiva-se refletir sobre o processo de ensino de textos dramatúrgicos em sala de aula, buscando estratégias de aproximação entre o corpo docente e as obras clássicas gregas através de uma adaptação moderna que dialogue com o nosso cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "SEMIÓTICA DA CULTURA, ORFEU DA CONCEIÇÃO, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID990_25072016225502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL DE LUCENA COSTA" "autor_nome_curto" => "MICHEL COSTA" "autor_email" => "micheldlcosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }