O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26062 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 77 "titulo" => "O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "resumo" => "Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "DIÁRIOS DE LEITURA, LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID77_20062016195639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS " "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS " "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26062 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 77 "titulo" => "O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO PELAS VOZES DAS CRIANÇAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "resumo" => "Resumo: O estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), cuja análise revela o lugar do texto literário no espaço da sala de aula pelo olhar de estudantes do 3º e 4º ano de uma escola pública no município de Pau dos Ferros (RN) que produziram Diários de Leitura. A pesquisa trata das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças com foco na mediação do professor. De natureza qualitativa, com respaldo na descrição e interpretação dos dados gerados, selecionamos alguns diários para compor esse estudo, apresentando trechos dos diários que desvelam a formação leitora no contexto escolar (BOGDAN E BIKLEN, 2014), (LOPES, 1996). Utilizamos como referencial teórico os estudos de Benevides (2008), Geraldi (1996), Silva (2009, 2010, 2011), Amarilha (2013), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de (re) pensar a prática da leitura literária no espaço escola, por entendermos essa atividade como significativa para a formação social e cultural dos estudantes do Ensino Fundamental, por valorizar o potencial estético, cognitivo e formativo. Na conclusão, a pesquisa defende a leitura literária como uma prática social para formar leitores a partir da mediação do professor e reconhece o ato de ler na escrita diarista das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "DIÁRIOS DE LEITURA, LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID77_20062016195639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS " "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS " "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }