O presente artigo propõe fazer uma reflexão acerca das fases em que o leitor transita, desde sua infância até sua juventude e como corpus de referência para essa abordagem discutiremos a obra O menino quadradinho, de Ziraldo (2012). Para esse trabalho utilizamos as reflexões teóricas a respeito da natureza e das fases da Leitura presentes no livro Como incentivar o hábito de Leitura, de Richard Bamberger (1995) e também as reflexões teóricas presentes no livro Literatura infantil: teoria, análise, didática, de Nelly Novaes Coelho (2000). A finalidade desse trabalho é refletir como a obra O Menino Quadradinho mostra, de forma metafórica essas fases de transição, que há entre a fase leitora do infantil para o juvenil, a qual podem ser contempladas pela análise das ilustrações presentes no livro, e, posteriormente, pelas páginas que contém o texto em palavras, evidenciando a passagem dos livros que priorizavam só-imagem para livros que passam a abarcar e dar espaço ao texto verbal. Com esse trabalho destacamos a importância das ilustrações nas primeiras fases de leitura da criança e mostramos que, com o amadurecimento desse indivíduo, os livros vão diminuindo as ilustrações para dar lugar ao texto verbal. Isto posto, dividimos a nossa reflexão em três momentos: no primeiro instante apresentaremos a obra O Menino Quadradinho e justificaremos o motivo pelo qual a obra foi escolhida; em seguida, abordaremos o conceito e as fases da leitura, apresentando as reflexões teóricas; e, no terceiro momento, faremos a análise da obra e apontaremos as conclusões desse trabalho.