O CORDEL ENQUANTO INSTRUMENTO MEDIADOR NO CONTEXTO ESCOLAR DA EJA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26045 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1165 "titulo" => "O CORDEL ENQUANTO INSTRUMENTO MEDIADOR NO CONTEXTO ESCOLAR DA EJA" "resumo" => "Este trabalho intitulado “O Cordel enquanto instrumento mediador no contexto escolar da EJA”, objetiva apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura em uma sala de aula da EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos enfocando a figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora do gênero cordel. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo e motivacional de leitura com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos se torne na prática contínua de sala de aula e o cordel seja um instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos. Esse trabalho buscará contribuir para o redirecionamento do ensino de Língua Portuguesa na EJA dentro da perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais. O estudo do gênero em análise visará despertar à apreciação de textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Leitura, Cordel, Letramento, Contexto social, Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LEITURA, CORDEL, LETRAMENTO, CONTEXTO SOCIAL, CONTEXTO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID1165_25072016223106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26045 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1165 "titulo" => "O CORDEL ENQUANTO INSTRUMENTO MEDIADOR NO CONTEXTO ESCOLAR DA EJA" "resumo" => "Este trabalho intitulado “O Cordel enquanto instrumento mediador no contexto escolar da EJA”, objetiva apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura em uma sala de aula da EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos enfocando a figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora do gênero cordel. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo e motivacional de leitura com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos se torne na prática contínua de sala de aula e o cordel seja um instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos. Esse trabalho buscará contribuir para o redirecionamento do ensino de Língua Portuguesa na EJA dentro da perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais. O estudo do gênero em análise visará despertar à apreciação de textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Leitura, Cordel, Letramento, Contexto social, Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LEITURA, CORDEL, LETRAMENTO, CONTEXTO SOCIAL, CONTEXTO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID1165_25072016223106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }