LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26026 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FERRAMENTA DE ENSINO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID400_25072016231947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENNE DA CONCEIÇÃO LIMA" "autor_nome_curto" => "MILENNE LIMA" "autor_email" => "milennelima27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26026 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FERRAMENTA DE ENSINO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID400_25072016231947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENNE DA CONCEIÇÃO LIMA" "autor_nome_curto" => "MILENNE LIMA" "autor_email" => "milennelima27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }