DUAS FACES DO CONTO DE FADAS: (RE)PENSANDO A CINDERELA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25960 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "DUAS FACES DO CONTO DE FADAS: (RE)PENSANDO A CINDERELA" "resumo" => "O presente trabalho pretende refletir acerca de Cinderela, ocasionada pela leitura da narrativa clássica, dos irmãos Grimm, em diálogo adaptado do conto contemporâneo, de Pedro Bandeira. Partindo de uma herança deixada na fantasia humana por grandes obras como o conto de fadas; Um par de tênis novinho em folha, que compõe a coletânea de Sete faces do conto de fadas, a narrativa é uma adaptação do clássico conto de fadas Cinderela ou Gata Borralheira dos Irmãos Grimm, a qual o autor brasileiro expõe em seu enredo uma visão atualizada com elementos da contemporaneidade, provocando no leitor reverberações da personagem e seus deslocamentos. Nesse sentido, nosso olhar se volta, metodologicamente, à compreensão da identidade da “princesa”, intrínseca à estética narrativa e suas nuanças que transcendem o tempo cronológico, em consonância com o aporte teórico de Cunha (2003), Coelho (2007), Todorov (2001), entres outros, alcançando por meio da linguagem (res)significada um novo sujeito em seus deslocamentos contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, CONTO DE FADAS, CONTEMPORANEIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID887_25072016172034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELINA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ANGELINA FARIAS" "autor_email" => "angelinalina633@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25960 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "DUAS FACES DO CONTO DE FADAS: (RE)PENSANDO A CINDERELA" "resumo" => "O presente trabalho pretende refletir acerca de Cinderela, ocasionada pela leitura da narrativa clássica, dos irmãos Grimm, em diálogo adaptado do conto contemporâneo, de Pedro Bandeira. Partindo de uma herança deixada na fantasia humana por grandes obras como o conto de fadas; Um par de tênis novinho em folha, que compõe a coletânea de Sete faces do conto de fadas, a narrativa é uma adaptação do clássico conto de fadas Cinderela ou Gata Borralheira dos Irmãos Grimm, a qual o autor brasileiro expõe em seu enredo uma visão atualizada com elementos da contemporaneidade, provocando no leitor reverberações da personagem e seus deslocamentos. Nesse sentido, nosso olhar se volta, metodologicamente, à compreensão da identidade da “princesa”, intrínseca à estética narrativa e suas nuanças que transcendem o tempo cronológico, em consonância com o aporte teórico de Cunha (2003), Coelho (2007), Todorov (2001), entres outros, alcançando por meio da linguagem (res)significada um novo sujeito em seus deslocamentos contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, CONTO DE FADAS, CONTEMPORANEIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID887_25072016172034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELINA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ANGELINA FARIAS" "autor_email" => "angelinalina633@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }