Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção didática na educação básica que envolve o leitor e o texto numa Roda Viva de leitura, levando os estudantes a participarem de círculos de contação de histórias, leitura e produção de contos e visita a bibliotecas e livrarias. Nesse contexto, um cuidado a mais deve direcionar-se às leituras literárias na escola, pois, muitas vezes, os textos selecionados são meramente informativos, conduzindo apenas à decodificação da mensagem. Entretanto, o texto literário, quando bem trabalhado pelo professor, transmite uma carga afetiva muito significativa, tanto para o professor quanto para o aluno, que passam a ser envolvidos pela teia da beleza criadora de novos contextos, na perspectiva de humanizar, sensibilizar e formar cidadãos. O conto será o elemento de condução das atividades devido à visível necessidade da contação de histórias dentro e fora da escola. Estratégias de leitura e habilidades desenvolvidas através dos contos visam despertar práticas de oralidade a serem utilizadas como recursos de comunicação nos mais variados contextos. As estratégias de leitura contribuem para que o estudante/leitor utilize técnicas, métodos, buscando caminhos para ler da melhor forma possível, adquirindo compreensão do texto com mais fluidez, passando, finalmente, a conhecer desde personagens do mundo das maravilhas ao jovem estudante que se aventura pelas teias da narrativa pós-moderna. Como aporte teórico, consideramos, principalmente, as contribuições de Antônio Cândido, Nádia B. Gotlib, Gislayne A. Matos, Marisa Lajolo.
Palavras-chave: leitura, literatura, contos, práticas de oralidade.