O presente estudo surgiu como desdobramento das atividades realizadas na disciplina de Literatura Surda I, no semestre 2016.1, do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pretende analisar no livro Patinho surdo (KARNOPP e ROSA, 2005) como se dá a organização do discurso gráfico-visual, buscando entender de que forma as ilustrações do enredo contribuem para a produção do efeito estético na obra e para compreensão da narrativa pelo leitor surdo. O livro é resultado da adaptação do clássico da literatura universal infantil O patinho feio e, diferente da maioria dos livros publicados no contexto da literatura surda, não possui mídia com versão sinalizada. Quanto a sua construção linguística, a narrativa está escrita em língua portuguesa. No entanto, os sucessivos desenhos que representam situações comunicativas de uso dos sinais pelos personagens e o glossário de Libras anexado no final do livro sugerem um caráter bilíngue à obra. Partimos, desse modo, das reflexões de Candido sobre o conceito de Literatura e dos estudos de Mourão (2012) e Karnopp (2010) sobre o processo de criativo na Literatura Surda.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura surda infantil. Discurso gráfico-visual. Leitor surdo.