CANTAR HISTÓRIAS, ENCANTAR E FORMAR LEITORES: REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25916 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "CANTAR HISTÓRIAS, ENCANTAR E FORMAR LEITORES: REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo, ao abordar música, leitura e literatura, desencadeia reflexões a partir destes três elementos e os relaciona à formação de leitores literários competentes, numa importante etapa de formação do indivíduo, a Educação Infantil. Num processo de ensino-aprendizagem pautado na criatividade que permeia as histórias literárias musicadas, tem-se o estímulo ao desenvolvimento integral da criança, despertando-lhe as dimensões necessárias ao aprendizado das múltiplas áreas do conhecimento. Assim, objetiva-se nesta pesquisa, reconhecer as contribuições da música na literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, que culminam na sua atua atuação efetiva enquanto leitor literário. A metodologia utilizada neste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nos seguintes autores: Abramovich (2006), Brito (2003), Solé (1998), Rosa (1990), Brasil (1998) - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dentre outros estudiosos que prezam por uma prática pedagógica criativa, dinâmica e que promova efetivamente a formação de leitores. A partir destes estudos percebeu-se que a inserção de um repertório infantil no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil atua como elemento potencializador do ensino de literatura, propiciando o desenvolvimento da competência leitora da criança, destacando-se ainda o caráter humanizador, cultural, histórico e social da literatura. Refletir esta temática evidenciou, ainda, que a promoção do diálogo entre literatura e a música, assim como outras artes, torna-se necessário ao contexto escolar, e cabe às instituições de ensino traçar sempre caminhos para o acesso à leitura, construindo meios que favoreçam a formação de leitores críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "MÚSICA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID169_25072016102451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "REJANE SOUZA" "autor_email" => "rejhanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25916 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "CANTAR HISTÓRIAS, ENCANTAR E FORMAR LEITORES: REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo, ao abordar música, leitura e literatura, desencadeia reflexões a partir destes três elementos e os relaciona à formação de leitores literários competentes, numa importante etapa de formação do indivíduo, a Educação Infantil. Num processo de ensino-aprendizagem pautado na criatividade que permeia as histórias literárias musicadas, tem-se o estímulo ao desenvolvimento integral da criança, despertando-lhe as dimensões necessárias ao aprendizado das múltiplas áreas do conhecimento. Assim, objetiva-se nesta pesquisa, reconhecer as contribuições da música na literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, que culminam na sua atua atuação efetiva enquanto leitor literário. A metodologia utilizada neste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nos seguintes autores: Abramovich (2006), Brito (2003), Solé (1998), Rosa (1990), Brasil (1998) - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dentre outros estudiosos que prezam por uma prática pedagógica criativa, dinâmica e que promova efetivamente a formação de leitores. A partir destes estudos percebeu-se que a inserção de um repertório infantil no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil atua como elemento potencializador do ensino de literatura, propiciando o desenvolvimento da competência leitora da criança, destacando-se ainda o caráter humanizador, cultural, histórico e social da literatura. Refletir esta temática evidenciou, ainda, que a promoção do diálogo entre literatura e a música, assim como outras artes, torna-se necessário ao contexto escolar, e cabe às instituições de ensino traçar sempre caminhos para o acesso à leitura, construindo meios que favoreçam a formação de leitores críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "MÚSICA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID169_25072016102451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "REJANE SOUZA" "autor_email" => "rejhanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }