O MÉTODO RECEPCIONAL COMO UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM CONTOS PARA ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26063 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "O MÉTODO RECEPCIONAL COMO UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM CONTOS PARA ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os esforços a fim de se entender como o processo de leitura se efetiva tem sido muitos e, por isso, muitos estudos e propostas sistematizados estruturam um verdadeiro arcabouço na tentativa de elucidar o tema. Porém, os índices de proficiência em leitura na educação básica sugerem uma conclusão: os resultados desses estudos, que culminam em propostas e métodos, ou não chegam ao conhecimento do professor ou, se chegam, eles não os utilizam. Destarte, um dos objetivos da escola, que é a formação de leitores autônomos e críticos, não tem sido atingido. Com base nesse fato a presente pesquisa intitulada como O método recepcional como uma proposta de trabalho com contos para últimas séries do Ensino Fundamental, visa apresentar para o trabalho com a leitura, nesse nível, o método recepcional proposto por Bordini & Aguia (1993), cuja base é a teoria da Estética da Recepção formulada por Jauss (1997), a partir de uma seleção de contos infantis e juvenis extraídos do repertório literário contemporâneo brasileiro. Entende-se que embora as diferenças individuais de aprendizagem sejam reais, proporcionar ao professor a possibilidade de coadjuvar vários métodos no trabalho pedagógico com a leitura pode culminar com o objetivo maior da aula de língua que é a formação de leitores. Para respaldar o estudo dialogaremos, além dos autores já mencionados, com Coelho (1987); Martins (2007); Assis(1994); Veríssimo(1999); dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "MÉTODO RECEPCIONAL, PROCESSOS DE LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID337_23062016095949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEIDE DIAS VIEIRA " "autor_nome_curto" => "JANEIDE" "autor_email" => "janeide1dv@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26063 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "O MÉTODO RECEPCIONAL COMO UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM CONTOS PARA ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os esforços a fim de se entender como o processo de leitura se efetiva tem sido muitos e, por isso, muitos estudos e propostas sistematizados estruturam um verdadeiro arcabouço na tentativa de elucidar o tema. Porém, os índices de proficiência em leitura na educação básica sugerem uma conclusão: os resultados desses estudos, que culminam em propostas e métodos, ou não chegam ao conhecimento do professor ou, se chegam, eles não os utilizam. Destarte, um dos objetivos da escola, que é a formação de leitores autônomos e críticos, não tem sido atingido. Com base nesse fato a presente pesquisa intitulada como O método recepcional como uma proposta de trabalho com contos para últimas séries do Ensino Fundamental, visa apresentar para o trabalho com a leitura, nesse nível, o método recepcional proposto por Bordini & Aguia (1993), cuja base é a teoria da Estética da Recepção formulada por Jauss (1997), a partir de uma seleção de contos infantis e juvenis extraídos do repertório literário contemporâneo brasileiro. Entende-se que embora as diferenças individuais de aprendizagem sejam reais, proporcionar ao professor a possibilidade de coadjuvar vários métodos no trabalho pedagógico com a leitura pode culminar com o objetivo maior da aula de língua que é a formação de leitores. Para respaldar o estudo dialogaremos, além dos autores já mencionados, com Coelho (1987); Martins (2007); Assis(1994); Veríssimo(1999); dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "MÉTODO RECEPCIONAL, PROCESSOS DE LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID337_23062016095949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEIDE DIAS VIEIRA " "autor_nome_curto" => "JANEIDE" "autor_email" => "janeide1dv@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }