Introdução: A integração entre ensino-serviço-comunidade sempre foi um desafio no ensino de enfermagem e nesta direção, o Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde da UFRN busca adotar metodologias ativas no contexto das disciplinas. Na disciplina Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso I, que o contexto das práticas disciplinares as instituições geriátricas para o aprendizado. Nesse trabalho os alunos levantaram os pontos-chave, buscaram na literatura científica sobre a temática, e sistematizaram uma atividade socioeducativas e lúdica para um grupo de idosos Institucionalizados. Nesse interim um projeto de extensão intitulado: “Envelhecimento Saudável: ações de cuidados para idosos institucionalizados no município de Ceará Mirim-RN. Durante as visitas ao cenário de prática (instituição de idosos) apresentam-se como um campo rico de experiências, emoções, sentimentos e oportunidades para o desenvolvimento de competências dos alunos no atendimento à Saúde do Idoso. O desafio imposto era o de adequar as atividades de ensino-aprendizagem previstas na disciplina e articular com as demandas das atividades práticas no abrigo. Objetivou-se promover cuidados de enfermagem direcionados às pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência a partir da experiência com Metodologias Ativas de Ensino no período de setembro de 2015 á setembro de 2016. Metodologia: Relato de experiência docente na disciplina Atenção à Saúde do Adulto e Idoso I, onde após discussão e simulação em sala de aula e abordagem das principais doenças que afetam o idoso, como as demências (reversíveis e irreversíveis), Estatuto do Idoso, Atividades de vida diária e avaliação funcional do idoso, Ambiente seguro e risco de quedas e o idoso institucionalizado. Oportunizou-se um cenário com as características e fatores discutidos em sala de aula, a partir de metodologias ativas e a prática de cuidados integrais aos idosos residentes em uma instituição filantrópica no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados e Discussão: Na avaliação final da disciplina percebeu-se que os alunos apresentaram uma compreensão da natureza humana do idoso Institucionalizado, suas percepções, reações, abrangendo suas dimensões, expressões e fase vital, assim como o reconhecimento das condições que envolvem o idoso com o ambiente institucional, adquirindo assim habilidades e competências para atuar na assistência integral a saúde do idoso institucionalizado, diagnosticando e compreendendo problemas de ordem física, sentimental e emocional. Além de educação em saúde, trabalho interdisciplinar, solidariedade, trabalho em grupos, cidadania, criatividade, flexibilidade e Empatias. Conclusões: A aproximação teoria-prática na instituição e divisão dos grupos por atividades especificas, desenvolvendo habilidades de comunicação e interação com atividades lúdicas e cuidados pessoais com os idosos. Pode-se afirmar que ao confrontar a pesquisa e a prática, em contexto real exigindo uma participação ativa do aluno, com destaque das suas potencialidades, com compromisso na formação profissional, ética e cidadania dos estudantes, convergindo para um ótimo Feedback educação e comunidade