O ensino privado ainda é pouco estudado na Sociologia da Educação no Brasil se comparado aos estudos sobre o ensino público. O objetivo deste artigo é discutir a importância do tema “ensino privado” como objeto de estudo na Sociologia da Educação visto a expansão desta dependência de ensino nas principais capitais brasileiras. Para esta apresentação no III Congresso Nacional de Educação (III CONEDU), serão discutidos alguns dados de expansão de escolas privadas no município de São Paulo, associando esta discussão ao crescimento de um mercado educacional que tem como pano de fundo o crescimento de um ideário neoliberal no campo educacional. Em um mundo globalizado, as concepções neoliberais têm sido hegemônicas e a hipótese é que tal ideário reflete no aumento desta dependência administrativa. Serão utilizados dados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e revisão da literatura sobre educação privada, mercado escolar e ideário neoliberal. Para tanto, o texto está estruturado nas seguintes partes: I. introdução; II. a educação privada como objeto de estudo na Sociologia da Educação; III. A escola privada e a ideologia neoliberal; IV. Considerações Finais. Este trabalho traz discussões preliminares de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como título “As escolas privadas da periferia de São Paulo: a construção de um novo estilo de vida”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP). Esta pesquisa é realizada no Grupo de Práticas de Socialização coordenado pela professora Dra. Maria da Graça Jacintho Setton na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE USP) .