HORTA ESCOLAR UM EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21196 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 3998 "titulo" => "HORTA ESCOLAR UM EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente trabalho denominado a Horta Escolar: um educar para a sustentabilidade, propõe promover por meio da horta escolar, um espaço de reflexão e interação sobre a alimentação saudável, com práticas de reutilização de materiais em desuso, refletindo com as crianças, sobre a sustentabilidade. Sendo assim, utilizou os pressupostos da Alfabetização Ecológica por meio de experiências desenvolvidas em um CMEI da cidade de Manaus, buscou-se valorizar as atitudes de cidadania visando o respeito ao meio ambiente. Ao longo de processo educativo os alunos do estejam envolvidos com práticas sustentáveis. De forma que o aprendizado se efetive na escola, e se amplie para além dos muros desta. Trata-se de uma pesquisa participativa segundo as observações de Moreira (2011), onde as principais atividades desenvolvidas com as crianças, aconteceram por meio de teatro de fantoches, cartazes ilustrativos, histórias e vídeos enfocando o tema proposto. Iniciou-se a construção da horta e o plantio de sementes com a participação de duzentos e vinte e quatro crianças, oito professoras, duas mestrandas, uma acadêmica. Tendo a colaboração da gestora, duas merendeiras e o convite aos pais. O desenvolvimento do projeto horta foi posto como desafio para proporcionar conhecimento e aprendizado aos envolvidos, pequenas mudanças de forma imediata e ao longo do projeto, nos hábitos na alimentação e na prática de reutilização de materiais em desuso. Os percalços aconteceram, porém, obtiveram-se ganhos positivos ao perceber que algumas crianças nunca haviam mantido contato com a terra, e que a partir deste momento motivaram-se com participação efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HORTA, ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3998_16082016172836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA LISBOA DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LISBOA" "autor_email" => "patty_lisboa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21196 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 3998 "titulo" => "HORTA ESCOLAR UM EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "O presente trabalho denominado a Horta Escolar: um educar para a sustentabilidade, propõe promover por meio da horta escolar, um espaço de reflexão e interação sobre a alimentação saudável, com práticas de reutilização de materiais em desuso, refletindo com as crianças, sobre a sustentabilidade. Sendo assim, utilizou os pressupostos da Alfabetização Ecológica por meio de experiências desenvolvidas em um CMEI da cidade de Manaus, buscou-se valorizar as atitudes de cidadania visando o respeito ao meio ambiente. Ao longo de processo educativo os alunos do estejam envolvidos com práticas sustentáveis. De forma que o aprendizado se efetive na escola, e se amplie para além dos muros desta. Trata-se de uma pesquisa participativa segundo as observações de Moreira (2011), onde as principais atividades desenvolvidas com as crianças, aconteceram por meio de teatro de fantoches, cartazes ilustrativos, histórias e vídeos enfocando o tema proposto. Iniciou-se a construção da horta e o plantio de sementes com a participação de duzentos e vinte e quatro crianças, oito professoras, duas mestrandas, uma acadêmica. Tendo a colaboração da gestora, duas merendeiras e o convite aos pais. O desenvolvimento do projeto horta foi posto como desafio para proporcionar conhecimento e aprendizado aos envolvidos, pequenas mudanças de forma imediata e ao longo do projeto, nos hábitos na alimentação e na prática de reutilização de materiais em desuso. Os percalços aconteceram, porém, obtiveram-se ganhos positivos ao perceber que algumas crianças nunca haviam mantido contato com a terra, e que a partir deste momento motivaram-se com participação efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HORTA, ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3998_16082016172836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA LISBOA DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LISBOA" "autor_email" => "patty_lisboa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }