O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos.