USO DO SOFTWARE TUXMATH COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22410 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 2215 "titulo" => "USO DO SOFTWARE TUXMATH COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A proposta de um sistema educacional inclusivo no Brasil encontra-se embasada nos ideais democráticos de igualdade, equidade e diversidade. Todavia, muitas vezes, as ações pedagógicas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais resultando em evidente insatisfação de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. A partir deste pressuposto, esse estudo tem como principal objetivo apresentar uma estratégia de ensino dos conteúdos matemáticos de adição, subtração, multiplicação e divisão mediante o uso do software TuxMath para estudantes deficientes auditivos do Ensino Fundamental II. Esse trabalho diz respeito a uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Teve a colaboração de 09 alunos com deficiência auditiva e duas professoras do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de ensino, sendo uma professora de matemática e uma professora intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que realizar atividades pedagógicas mediadas pelo uso do software TuxMath eleva a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva. As professoras colaboradoras na pesquisa ainda relataram que o uso do referido software foi efetivo visto que os alunos aprenderam mais rápido, de forma motivadora e prazerosa os conteúdos ministrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE TUXMATH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2215_15082016214827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CARVALHO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA C." "autor_email" => "gabriela.car.ribeiro13@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22410 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 2215 "titulo" => "USO DO SOFTWARE TUXMATH COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A proposta de um sistema educacional inclusivo no Brasil encontra-se embasada nos ideais democráticos de igualdade, equidade e diversidade. Todavia, muitas vezes, as ações pedagógicas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais resultando em evidente insatisfação de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. A partir deste pressuposto, esse estudo tem como principal objetivo apresentar uma estratégia de ensino dos conteúdos matemáticos de adição, subtração, multiplicação e divisão mediante o uso do software TuxMath para estudantes deficientes auditivos do Ensino Fundamental II. Esse trabalho diz respeito a uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Teve a colaboração de 09 alunos com deficiência auditiva e duas professoras do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de ensino, sendo uma professora de matemática e uma professora intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que realizar atividades pedagógicas mediadas pelo uso do software TuxMath eleva a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva. As professoras colaboradoras na pesquisa ainda relataram que o uso do referido software foi efetivo visto que os alunos aprenderam mais rápido, de forma motivadora e prazerosa os conteúdos ministrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE TUXMATH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2215_15082016214827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CARVALHO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA C." "autor_email" => "gabriela.car.ribeiro13@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }