O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental possui especificidades se comparada ao ensino praticado em outras etapas da Educação Básica. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos para aprenderem os conceitos científicos no ensino de ciências, vários pesquisadores, como Borges(2004), Insausti e Merino (2000), Sére (2002), Silva e Zanon (2000), tem discutido e apontado em seus estudos alternativos, metodologias para melhorar a qualidade deste ensino. A Primeira é o fato de ter um professor formado em Pedagogia ou Normal superior, que por ser polivalente, precisa trabalhar com todas as disciplinas, o que torna inviável tempo para dedicar-se ao planejamento de aulas práticas para a disciplina de Ciências. É importante que as atividades práticas, sejam elas em laboratórios ou em sala de aula, nasçam a partir de questões que abordem situações cotidianas da vida dos alunos, e que envolvam questões reais e desafiadoras. Nesse sentido, tais atividades devem ser oportunizadas pelo professor e realizadas pelos alunos com o objetivo de ir além de observações diretas e evidencias e de manipulação de materiais laboratoriais, devem oferecer condições para que os alunos levantem e teste suas hipóteses e ideias a respeito dos fenômenos científicos expostos. Este trabalho tem como objetivo propor aulas interativas através de materiais alternativos, aliando teoria e prática nas aulas de Ciências para alunos de 1ª a 3ª ano da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves no município de Açailândia.