Este trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre o PIBID e o seu impacto na formação inicial de professores considerando as ações da Capes, a partir do contexto da Política Nacional de Formação de Professores e das legislações educacionais vigentes. A metodologia utilizada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica a partir da leitura e análise de algumas legislações da área educacional e de textos de autores como Brzezinski (2008), Gatti (2014, 2010), Gatti & Barreto (2009), Imbernón (2009), Nóvoa (1997), Pimenta e Lima (2012), Severino (2003), Tardif (2002) que oferecem em seus estudos reflexões importantes e significativas sobre formação de professores. O PIBID enquanto programa de iniciação à docência, que tem como objetivos basilares a valorização do magistério e consequentemente dos cursos de formação de professores, apresenta-se como uma perspectiva de melhoria da qualificação docente e da educação básica, fornecendo contribuições importantes para o processo formativo do futuro professor através de situações de aprendizagem dentro do contexto escolar, dando significado para os conhecimentos e experiências vivenciados no espaço acadêmico e escolar, fornecendo-lhe uma melhor compreensão e apreensão dos elementos que são inerentes ao exercício do magistério.