Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERRITÓRIO, PAISAGEM E LUGAR: UMA ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA URBANA A PARTIR DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho analisa o projeto de intervenção em desenvolvimento no âmbito das ações do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande-PB, na turma do 1° B do Ensino Médio, fazendo uso da Cartografia e das dimensões das categorias lugar, paisagem e território, representando a possibilidade de conhecer a atuação do relevo na produção espacial da cidade, inter-relacionando-o aos demais fenômenos físicos e sociais. O projeto teve como objetivos compreender os problemas ambientais decorrentes da apropriação do relevo; compreender a responsabilidade dos agentes produtores do espaço urbano na ocorrência destes fenômenos; utilizar a cartografia para compreensão do relevo; construir uma compreensão espacial, contributiva com a formação cidadã crítica. Com isso, o ensino de Geografia no âmbito das ações do PIBID abordou o mesorrelevo, sobretudo as planícies de inundação, vales, encostas e divisores de drenagem, realizando a confecção da maquete altimétrica da bacia hidrográfica do Riacho das Piabas, o estudo do meio e a palestra com a Defesa civil. A partir das atividades realizadas até o momento, foi possível observar o interesse dos discentes e a compreensão de que os problemas ambientais surgem em decorrência da ocupação irregular do relevo pela lógica do capital e da atuação ineficaz do Estado. Ao término das atividades, espera-se desenvolver uma prática de ensino participativa, com um valor subjetivo para o aluno e integradora dos fenômenos espaciais, em benefício de uma formação cidadã.

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