Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOCARTOGRAFIA: GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação cartográfica atualmente é bastante discutida entre os professores. Observar, memorizar e representar, são apenas etapas iniciais na área da geotecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Atualmente, a educação sofre mudanças estreitas e significativas na sua forma de atuar na sociedade, pautando as relações não apenas educacionais e sim, também, operacionais, transformando o educando para ser consumidor e um trabalhador qualificado para o mercado de trabalho. E junto a essas renovações educacionais, algumas tecnologias fazem a diferença, retirando a forma didática tradicional de estar trabalhando no ensino/aprendizado de Geografia. Neste presente artigo, abordaremos algumas tecnologias que podem ser utilizadas de forma didática e de fácil acesso aos educandos no ensino de geocartografia. Quando falamos em geocartografia sempre nos lembraremos da utilização de mapas em diversas escalas, do globo esférico, das cartas de curvas de nível e de outras ferramentas tradicionais, contudo, atualmente nós podemos contar com diversas ferramentas atreladas as inovações tecnológicas digitais como: Google Earth e o Google Maps. De acordo, com as novas tecnologias digitais podemos amplificar o conhecimento e transmitir de forma mais rápida e fácil o ensino/aprendizado para o educando, pois ele se interessará devido à forma dinâmica e moderna que o conhecimento será transmitido.o uso das diferentes mídias online que disponibilizam documentos, mapas, textos, vídeos educativos favorecem a criação de hipertextos multimídias que combinam com a imagem, o som, o texto, a movimentação e a animação facilitando assim a introdução do conteúdo e o entendimento do conteúdo. E de acordo, com a nova geração de educandos “descolados” dessa era da informação, os professores tem que se estar propensos a atualizar-se tanto em sua didática como em sua metodologia, para adequar-se a linguagem tecnológica em que esses educandos estão vivendo e trazer para a sala de aula.

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