BRAVO, Diego Martin. A avaliação docente na prática educativa. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/19671>. Acesso em: 22/12/2024 17:00
Na atualidade, os docentes convivem com inúmeros fatores que influenciam sua prática educativa. A multiplicidade de eventos, contextos e interações vividos pelos docentes definem ou constituem um sistema que poderia ser chamado de complexo. Dentro dessas condições, este estudo propõe utilizar a caracterização do docente do magistério superior, a partir do discurso discente produzido no estudo de caso com os professores de Espanhol / Língua Estrangeira na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e observar, através do instrumento autoavaliativo apropriado, quais atitudes transformadoras de sua prática advém do processo avaliativo docente. A metodologia utilizada apoia-se na análise de conteúdo da materialidade linguística, a constituição dialógica da linguagem e o reconhecimento de um sujeito com identidades múltiplas, acorde com uma visão pós modernista. As observações dos discursos discentes e docentes permitem compreender a avaliação como um diálogo auxiliar que permite o melhoramento da qualidade educativa, a partir de seu uso reflexivo. O reconhecimento das próprias inadequações docentes, na vertiginosa tarefa de formar outros professores, nem sempre aparece como virtude explicita dos participantes, no entanto nota-se o afloramento dos silêncios como marcas embrionárias do processo reflexivo que permite mudar a qualidade educativa.