CARVALHO, Francisco Mizael De et al.. Aprendendo física com as mãos. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20256>. Acesso em: 22/11/2024 05:35
Ensinar física nos dias atuais não parece ser uma tarefa fácil, nem tão pouco aprender essa disciplina que para muitos alunos é vista como um ´´monstro``. Isso devido alguns fatores, como a falta de curiosidade por parte dos aprendizes e a falta de inovação tecnológica por parte dos professores. Agora imagina aprender essa disciplina usando apenas as mãos, sem comunicação oral? Pois essa é a proposta dessa pesquisa. Onde trata-se do desenvolvimento de um projeto que visa ensinar a física usando apenas a Língua brasileira de Sinais-LIBRAS, como ferramenta de ensino para alunos deficientes auditivos em escolas regulares de ensino. Para tanto foi realizado um minicurso/oficina na XII Semana de Matemática e Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI sobre o projeto, e na ocasião foi realizado aulas práticas usando a libras como único método de ensino. O minicurso foi realizado em dois dias com uma carga horaria de quatro horas. Onde pode-se discutir sobre o ensino da física para deficientes auditivos. O foco foi apresentar para alunos de graduação métodos de ensino de física para o aperfeiçoamento e a inclusão em sala de aula regular. O minicurso contou com a participação de 54 pessoas inscritas, sendo ouvintes e surdos. E durante a realização do minicurso pode-se analisar a opinião e algumas ideias entre pessoas surdas e ouvintes que foi discutida ao longo do trabalho. De maneira geral o minicurso serviu para despertar nos estudantes de graduação a curiosidade pela cultura surda, e ver que é possível ensinar libras só com as mãos.