Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar as representações profissionais concebidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial. O trabalho foi realizado com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e a proposta teórico-metodológica apoiou-se na proposta de Brando e Caldeira (2009), que se fundamenta na utilização de representações gráficas e na teoria das representações sociais que os alunos têm sobre a futura profissão. O trabalho de identificações das representações sociais foi realizado no período de 2015, com alunos ingressantes e concluintes. A amostra estudada foi composta por 42 alunos, sendo 25 ingressantes e 17 concluintes. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor “futura atuação profissional” que serviu de elo condutor das representações. Foram obtidas 210 representações, destacando-se 32% das palavras evocadas relacionando a futura atuação profissional com a sala de aula, 22% representaram a atuação em parques, zoológicos ou museus. Observamos que as percepções de atuação profissional diferem entre ingressantes e concluintes, onde apenas 14% dos ingressantes evocaram palavras que relacionassem sua atuação em sala de aula, no entanto, 58% dos concluintes atribuíram sua atuação na área da educação. O trabalho mostrou que os alunos do curso possuem conflitos quanto à futura atuação profissional durante sua formação na licenciatura em Ciências Biológicas.