RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GEOMETRIA PLANA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA APLICANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NUMA VIVÊNCIA PRÁTICA A DEEFICIÊNCIA VISUAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22181 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 11421 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GEOMETRIA PLANA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA APLICANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NUMA VIVÊNCIA PRÁTICA A DEEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "As instituições de ensino superior é o alicerce para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de uma sociedade de modo que haja menos discriminação e mais inclusiva social, pois estes lugares propiciam a todos o direito de exercer a cidadania de forma integra e junta para o enriquecimento curricular por meio da observação crítica, permitindo minimizar as desigualdades, os preconceitos para transformar alunos passivos em ativos no mundo educacional. Nesse contexto, o artigo apresenta um relato de experiência através de uma oficina: Deficiência Visual e Matemática no I Encontro Educação, Estética e Sociedade dos Sertões de Crateús, Universidade Estadual do Ceará ao desenvolvimento de atividades da Geometria Plana através de uma metodologia denominada de sequência fedathi voltado a alunos com deficiência visual, vindo de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Ceará. Dentre as metodologias realizadas foram: aplicada, qualitativa e bibliográfica. Assim, os resultados desta experiência permitiram conhecer as peculiaridades dos assuntos abordados, tais como: o desenvolver a capacidade de raciocinar, aprender, estudar e resolver problemas em várias áreas de conhecimento no ensino de matemática através de um planejamento orientado didaticamente da sequência fedathi voltado aos alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental. A oficina permitiu explanar, algumas lacunas de ensino e aprendizagem geométrica e deficiente visual, fazendo com que os participantes daquela região se comprometessem em ampliar a discussão sobre assuntos, criar grupos de estudos e pesquisas, trocar experiências e encontrar alternativas metodológicas no ensino de matemática comum para a educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, SEQUÊNCIA FEDATHI, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID11421_15082016154628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL ANGELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelconta2005@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22181 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 11421 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GEOMETRIA PLANA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA APLICANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NUMA VIVÊNCIA PRÁTICA A DEEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "As instituições de ensino superior é o alicerce para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de uma sociedade de modo que haja menos discriminação e mais inclusiva social, pois estes lugares propiciam a todos o direito de exercer a cidadania de forma integra e junta para o enriquecimento curricular por meio da observação crítica, permitindo minimizar as desigualdades, os preconceitos para transformar alunos passivos em ativos no mundo educacional. Nesse contexto, o artigo apresenta um relato de experiência através de uma oficina: Deficiência Visual e Matemática no I Encontro Educação, Estética e Sociedade dos Sertões de Crateús, Universidade Estadual do Ceará ao desenvolvimento de atividades da Geometria Plana através de uma metodologia denominada de sequência fedathi voltado a alunos com deficiência visual, vindo de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Ceará. Dentre as metodologias realizadas foram: aplicada, qualitativa e bibliográfica. Assim, os resultados desta experiência permitiram conhecer as peculiaridades dos assuntos abordados, tais como: o desenvolver a capacidade de raciocinar, aprender, estudar e resolver problemas em várias áreas de conhecimento no ensino de matemática através de um planejamento orientado didaticamente da sequência fedathi voltado aos alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental. A oficina permitiu explanar, algumas lacunas de ensino e aprendizagem geométrica e deficiente visual, fazendo com que os participantes daquela região se comprometessem em ampliar a discussão sobre assuntos, criar grupos de estudos e pesquisas, trocar experiências e encontrar alternativas metodológicas no ensino de matemática comum para a educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, SEQUÊNCIA FEDATHI, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID11421_15082016154628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL ANGELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelconta2005@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }