OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ANÁLISE CRITICA DA EXPERIÊNCIA DO PAMIN
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Trata-se de uma ferramenta política, que contribui para a visibilidade das manifestações artísticas e culturais, bem como de seus protagonistas, organizadores e produtores sem visibilidade na mídia local. Esta comunicação apresentará uma análise da ação do PAMIN no campo da educação não-formal; a Oficina Pamin de Educação Patrimonial e Inclusão digital- uma prática educativa buscando a identificação, o reconhecimento e o registro dos atores sociais quanto aos seus patrimônios culturais, muitas vezes desconhecidos, estigmatizados e subvalorizados por seus próprios protagonistas e comunidade envolvente. Através de observação participante, conversas informais, revisão bibliográfica e encontros para reflexões avaliativas semanais, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Renato Ribeiro Coutinho construíram novas perspectivas acerca dos patrimônios locais de sua cidade (Alhandra-PB), enquanto os monitores da Oficina elaboravam novas perspectivas para a relação ensino-aprendizagem a partir da educação patrimonial e de inclusão digital. Procurando desperta um sentimento de apropriação da cultura produzida pela comunidade. Considerando os dois principais atores deste processo, -estudantes do ensino médio e universitários-, como podemos avaliar essa experiência inédita em suas respectivos contextos formativos?" 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