Este artigo tem por objetivos apresentar as reais dificuldades enfrentadas para a implantação do ensino de espanhol no município de Monteiro-PB, conhecer as abordagens metodológicas desenvolvidas pelos professores, investigar sobre a receptividade dos alunos, analisar de forma parcial o livro didático utilizado nas escolas, e refletir sobre livro didático como instrumento impulsionador da autonomia no processo ensino aprendizagem.Os fundamentos teóricos desta pesquisa ancoram-se em Silva (2005), Salinas (2005), Martinez (2009), Dell sola (2009), dentre outros. A metodologia utilizada é de base qualitativa, na qual se utilizou de entrevistas com professores regentes, com a intenção de identificar o método de abordagem utilizado em sala. Os resultados encontrados indiciam que as principais dificuldades estão relacionadas à falta de empenho político, uma vez que está diretamente associada com as dificuldades elencadas e subtendidas, como priorização da língua inglesa, carga horária reduzida, falta de formação continuada nas escolas dos professores entrevistados, não realização de concursos públicos para os profissionais e não aquisição de materiais suficientes, com exceção do livro proposto mesmo que este apresente possibilidade de um ensino significativo, não garante por si só esse resultado. Em se tratando da receptividade dos alunos, os dados indicam que é positiva, existe avanços com busca de aperfeiçoamentos e complementação o que pode ser considerado relevante. Conclui-se que existe muitas coisas a se fazer pelos governos, comunidade escolar e pelas instituições de ensino formadores de profissionais da área.