Em nosso país, festa junina é uma manifestação da cultura. Momento de alegria e de celebração em todas as regiões que se expressa nas músicas, danças, decorações, culinárias, brincadeiras. Vivências estas que despertam o imaginário de crianças e adultos que imersos nesse contexto criam um sentimento de entusiasmo e envolvimento. Nesse contexto, os festejos juninos fazem parte do cotidiano das crianças que se inserem nas instituições de Educação Infantil e desde muito cedo interagem com a cultura do seu e de outros grupos sociais. Desse modo, temos como objetivo neste relato apresentar um recorte do trabalho desenvolvido na Turma 2 do turno matutino -crianças de 3 a 4 anos- do NEI-CAp/UFRN com o tema “Festas Juninas”, ocorrido no primeiro trimestre de 2016. Optamos por organizar as experiências possibilitando a vivencia de alguns aspectos importantes da cultura do São João: danças, músicas juninas, comidas típicas, enfeites e brincadeira. Encontramos aporte teórico para os caminhos percorridos com as crianças em Rêgo (1999), Barbosa e Horn (2001), Vygotsky apud Rego (1994), Brasil (2009), Borba (2006), dentre outros. Assim, todos os momentos vivenciados no decorrer desse tempo junino, foram muito significativos para as crianças que puderam ampliar e ressignificar os conhecimentos que possuíam sobre essa manifestação cultural. As ações/atividades que foram organizadas e sistematizadas tiveram o enfoque lúdico e consideraram as especificidades das crianças dessa faixa etária e a suas necessidades de brincar, se movimentar, dançar, se expressar e experimentar novos sabores, texturas, cores.