Este artigo traz um recorte da nossa pesquisa sobre a produção de audiovisual dos
alunos da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) feito no Laboratório
de Recursos Audiovisuais (LABORAV) e apresenta um dos episódios do projeto de
produção audiovisual “Conte Comigo”, intitulado: O narrador
O LABORAV consiste numa proposta idealizada por professores da FEBF que
tem como objetivo fazer com que os alunos tenham oportunidade de realizar projetos
próprios sem nenhuma obrigatoriedade de experiência com gravação ou edição de
imagem, baseado na premissa do aprender fazendo. Iremos apresentar a análise de um
dos projetos deste Laboratório,“O narrador”, que foi realizado durante o ano de 2014.
Idealizado pelas alunas Eni e Carolina, ambas estudantes da licenciatura em pedagogia,
que gravaram um vídeo explicando os aspectos pedagógicos da contação de histórias,
sendo o principal aspecto ressaltado por elas é a transferência de conhecimento pela
fala. Os vídeos também registram algumas versões das próprias crianças para contos
tradicionais, assim como as atividades realizadas por grupos de alunos contadores de
histórias que atuam nas escolas municipais de Duque de Caxias.
Silverstone (2002)afirma que é por meio das narrativas orais, como as
histórias, que construímos realidades, pois as narrativas constroem sentidos de
experiência, de identidade e de memória. Sendo assim, é importante pensar essas mídias
como veículos para a articulação de suas identidades e memória, pois ao gravar esses
jovens estão construindo experiência e se constituindo.
Nossa pesquisa entende a produção de audiovisual no espaço universitário
como outra forma de aprender, uma experiência criativa, singular e necessariamente
compartilhada, pensando o audiovisual como experiência estética, fora dos ideais
padronizados, o que permite ampliar os desejos e criar novas possibilidades. Pois, como
afirma Fresquet (2008), se você busca pela sensibilidade, você muda a escola e
acrescenta: o cinema ganha, assim, um potencial incalculável que nos anima a pensar a
educação como experiência.Procuramos caminhos teóricos que nos ajudassem a
entender a relação da produção de audiovisuais do LABORAV com a formação dos
futuros docentes da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense articulando com os
conceitos de mediação de Martín-Barbero,de experiência de Walter Benjamin e Roger
Silverstone, formação de si de Marie-Christine Josso e memória de Michael Pollak.