PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21995 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 4751 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O referido trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, com o objetivo de entender a prática pedagógica dos professores que lecionam no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e suas concepções e perspectivas sobre as práticas pedagógicas com o uso de dispositivos móveis, e a relação do uso dessas tecnologias em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos em teóricos que nos auxiliam a contextualizar o objeto em estudo, para compreendê-lo foi adotada a perspectiva qualitativa e uma abordagem de tipo etnográfica. Esse tipo de abordagem metodológica concentra-se num olhar de preocupação mais sensível em relação aos ambientes educativos e aos significados das ações dos indivíduos neste contexto, sem deixar de considerar os inúmeros conflitos presentes nas práticas sociais. Utilizando-se o recorte para este estudo de dados de questionários aplicados com treze professores (as), que atuam nos mais diversos cursos integrados oferecidos pelo IFPE. O estudo revela que os professores necessitam estar em constante formação e isto foi possível perceber em nossos participantes, além dos mesmos explicitarem que em suas práticas cotidianas o uso dos dispositivos móveis é tido como mais um recurso didático pedagógico, que contribui para um processo educativo mais inovador e dinâmico, propiciando novas formas de ensinar frente aos novos desafios educacionais. Permitindo diversas oportunidades de aprendizagens, de comunicação, interação e colaboração para que ocorram mudanças significativas nas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, IFPE, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4751_05062016231514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLDERLÂNIA XIMENES CUNHA" "autor_nome_curto" => "WILLDERLÂNIA " "autor_email" => "willderlaniacunha@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21995 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 4751 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O referido trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, com o objetivo de entender a prática pedagógica dos professores que lecionam no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e suas concepções e perspectivas sobre as práticas pedagógicas com o uso de dispositivos móveis, e a relação do uso dessas tecnologias em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos em teóricos que nos auxiliam a contextualizar o objeto em estudo, para compreendê-lo foi adotada a perspectiva qualitativa e uma abordagem de tipo etnográfica. Esse tipo de abordagem metodológica concentra-se num olhar de preocupação mais sensível em relação aos ambientes educativos e aos significados das ações dos indivíduos neste contexto, sem deixar de considerar os inúmeros conflitos presentes nas práticas sociais. Utilizando-se o recorte para este estudo de dados de questionários aplicados com treze professores (as), que atuam nos mais diversos cursos integrados oferecidos pelo IFPE. O estudo revela que os professores necessitam estar em constante formação e isto foi possível perceber em nossos participantes, além dos mesmos explicitarem que em suas práticas cotidianas o uso dos dispositivos móveis é tido como mais um recurso didático pedagógico, que contribui para um processo educativo mais inovador e dinâmico, propiciando novas formas de ensinar frente aos novos desafios educacionais. Permitindo diversas oportunidades de aprendizagens, de comunicação, interação e colaboração para que ocorram mudanças significativas nas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, IFPE, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4751_05062016231514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLDERLÂNIA XIMENES CUNHA" "autor_nome_curto" => "WILLDERLÂNIA " "autor_email" => "willderlaniacunha@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }