GRILO, Dayane Da Silva. Poesia na escola: o prazer de ler e o gosto pela arte. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21952>. Acesso em: 23/12/2024 02:41
O artigo constitui-se de um relato de experiência resultante da pesquisa de dissertação do mestrado, em andamento, Educação da Infância pela Poesia de Manoel de Barros. Temos como objeto de estudo, neste trabalho, a sessão de leitura do poema Escova, de Barros (2008), desenvolvida em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, em um colégio de aplicação da cidade de Natal. Objetivamos fazer uma análise qualitativa da recepção estética das crianças ao poema citado, mediante o levantamento quantitativo de inferência e a confirmação ou refutação dos horizontes de expectativas demonstradas pelos alunos em seus atos de fala que tenham contribuído na ampliação da significação textual. A discussão teórica tem como fundamento os textos da Estética da Recepção de Jauss (2002) e Stierle (2002). Adotaremos como metodologia de discussão do texto poético a teoria do andaime (GREVES E GREVES, 1994). Os resultados encontrados foram analisados fundamentados na teoria da análise do discurso de Marcuschi (1999; 2011), eles apontam que quando o andaime é empregado de maneira planejada propicia os alunos a fazerem uma leitura que parte da literalidade do texto e avança para horizontes criativos, lógicos e inferenciais desenvolvendo uma compreensão global do texto.