O presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Hidrolândia-Go. A coleta de dados ocorreu por meio da observação de dez aulas de matemática, em uma turma de 9º Ano, na única escola da cidade que oferece a segunda fase do Ensino Fundamental. Um dos grandes desafios com que os professores se deparam é a de como organizar o ensino. Fundamentando-se na teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davydov, busca-se oferecer caminhos que possibilitem pensar o ensino da matemática e a formação de conceitos correlatos. Para Davydov (1988) é necessário que os alunos se apropriem dos procedimentos lógicos investigativos que constituem o objeto de estudo. Quando aprendem, portanto, os alunos devem reproduzir o conhecimento teórico vinculado ao objeto estudado. Nesse sentido, os resultados mostram o oposto. A falta de conexão entre os conceitos matemáticos, trabalhados em sala, apresentam indícios de formação, apenas, de conceitos empíricos, sendo priorizado, particularmente, o processo mecânico da álgebra. Isso nos desperta para a necessidade de capacitação dos professores de matemática da região, cujo foco seja a formação de conceitos matemáticos, e para isso, nos fundamentaremos na teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davydov.