O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando.