EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20787 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2261 "inscrito_id" => 12048 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTORICIDADE, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID12048_16082016094436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MAIA FERNANDES DIAS" "autor_nome_curto" => "LUCAS MAIA" "autor_email" => "lucaskurtcob@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20787 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2261 "inscrito_id" => 12048 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTORICIDADE, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID12048_16082016094436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MAIA FERNANDES DIAS" "autor_nome_curto" => "LUCAS MAIA" "autor_email" => "lucaskurtcob@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }