A leitura não se restringe ao ato de ler palavras escritas, ou seja, não se restringe à leitura no espaço ou os espaços de leitura. Para além disso, a leitura é o ato de perceber, conceber e viver a história, a sociedade e o mundo, isto é, é a leitura do espaço. O objetivo deste artigo é apresentar os espaços de leitura vividos por crianças da Educação Infantil e a leitura do espaço dessas crianças concebido pelos pesquisadores. Para tal fim, utilizamos como procedimentos metodológicos a observação, descrição e registro fotográfico dos espaços de leitura de uma instituição de Educação Infantil. Como também, fizemos entrevistas com crianças de 4 e 5 anos para saber quais os espaços de leituras que elas utilizam a partir das vozes deles. Os resultados mostraram que as crianças entendem, geralmente, a leitura apenas como o ato de ler palavras. Porém, os espaços de leituras que elas utilizam vão além da escola, incluindo a casa e a igreja, mesmo que a escola ainda seja o principal espaço de leitura. A compreensão da leitura nos diferentes espaços, os indícios de que o corpo é meio e condição para a leitura e que se pode ler “qualquer coisa”, mostram as possibilidades para a leitura do espaço por essas crianças para além dos espaços de leitura.