Este estudo discute a democratização do acesso à educação superior por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no âmbito das políticas reformistas do Estado brasileiro. Tem por objetivo geral analisar o perfil socioeconômico e cultural do ingressante pelo SISU no curso de pedagogia, turno vespertino, sua relação com a escolha do curso e implicações na democratização ou massificação da educação superior. As atividades de pesquisa integram-se ao projeto “O Sisu como instrumento de seletividade e/ou democratização do acesso e permanência em cursos de graduação”, apoiado pela Fapema. O estudo específico da bolsista realizou-se com pesquisa bibliográfica e documental, dados oficiais e um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados indicam: seletividade pós-ingresso no curso e não garantia de percurso regular para sucesso acadêmico; predominância da faixa etária 18 a 24 anos, do sexo feminino, cor parda ou negra, de origem geográfica do Maranhão, de renda familiar até R$ 2.500,00, de capital cultural familiar limitado e de experiência anterior de estudos em escola pública. Além disso, indica que a maioria dos estudantes não ingressou na educação superior imediatamente após a conclusão do ensino médio, submetendo-se a vários processos seletivos, nem tem a Pedagogia como primeiro interesse ao concluir a educação básica, sendo a escolha influenciada pela pontuação obtida no ENEM, havendo registros de interesses pela profissão, por trabalhar em atividades educativas e influências familiares.