INGRESSANTE NO CURSO VESPERTINO DE PEDAGOGIA PELO SISU: PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL E RELAÇÃO COM A ESCOLHA DO CURSO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21252 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1427 "inscrito_id" => 6467 "titulo" => "INGRESSANTE NO CURSO VESPERTINO DE PEDAGOGIA PELO SISU: PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL E RELAÇÃO COM A ESCOLHA DO CURSO" "resumo" => "Este estudo discute a democratização do acesso à educação superior por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no âmbito das políticas reformistas do Estado brasileiro. Tem por objetivo geral analisar o perfil socioeconômico e cultural do ingressante pelo SISU no curso de pedagogia, turno vespertino, sua relação com a escolha do curso e implicações na democratização ou massificação da educação superior. As atividades de pesquisa integram-se ao projeto “O Sisu como instrumento de seletividade e/ou democratização do acesso e permanência em cursos de graduação”, apoiado pela Fapema. O estudo específico da bolsista realizou-se com pesquisa bibliográfica e documental, dados oficiais e um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados indicam: seletividade pós-ingresso no curso e não garantia de percurso regular para sucesso acadêmico; predominância da faixa etária 18 a 24 anos, do sexo feminino, cor parda ou negra, de origem geográfica do Maranhão, de renda familiar até R$ 2.500,00, de capital cultural familiar limitado e de experiência anterior de estudos em escola pública. Além disso, indica que a maioria dos estudantes não ingressou na educação superior imediatamente após a conclusão do ensino médio, submetendo-se a vários processos seletivos, nem tem a Pedagogia como primeiro interesse ao concluir a educação básica, sendo a escolha influenciada pela pontuação obtida no ENEM, havendo registros de interesses pela profissão, por trabalhar em atividades educativas e influências familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DEMOCRATIZAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6467_14082016220154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZADORA VERAS ALMOSTER" "autor_nome_curto" => "IZADORA ALMOSTE" "autor_email" => "izaalmoster@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21252 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1427 "inscrito_id" => 6467 "titulo" => "INGRESSANTE NO CURSO VESPERTINO DE PEDAGOGIA PELO SISU: PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL E RELAÇÃO COM A ESCOLHA DO CURSO" "resumo" => "Este estudo discute a democratização do acesso à educação superior por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no âmbito das políticas reformistas do Estado brasileiro. Tem por objetivo geral analisar o perfil socioeconômico e cultural do ingressante pelo SISU no curso de pedagogia, turno vespertino, sua relação com a escolha do curso e implicações na democratização ou massificação da educação superior. As atividades de pesquisa integram-se ao projeto “O Sisu como instrumento de seletividade e/ou democratização do acesso e permanência em cursos de graduação”, apoiado pela Fapema. O estudo específico da bolsista realizou-se com pesquisa bibliográfica e documental, dados oficiais e um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados indicam: seletividade pós-ingresso no curso e não garantia de percurso regular para sucesso acadêmico; predominância da faixa etária 18 a 24 anos, do sexo feminino, cor parda ou negra, de origem geográfica do Maranhão, de renda familiar até R$ 2.500,00, de capital cultural familiar limitado e de experiência anterior de estudos em escola pública. Além disso, indica que a maioria dos estudantes não ingressou na educação superior imediatamente após a conclusão do ensino médio, submetendo-se a vários processos seletivos, nem tem a Pedagogia como primeiro interesse ao concluir a educação básica, sendo a escolha influenciada pela pontuação obtida no ENEM, havendo registros de interesses pela profissão, por trabalhar em atividades educativas e influências familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DEMOCRATIZAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6467_14082016220154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZADORA VERAS ALMOSTER" "autor_nome_curto" => "IZADORA ALMOSTE" "autor_email" => "izaalmoster@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }