OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21820 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA" "resumo" => "Esta pesquisa é parte de um projeto de Extensão que busca conhecer as principais dificuldades e perspectivas de formação continuadas de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Partimos da compreensão que muitos egressos não se colocam na docência logo após a conclusão, ou iniciam e buscam outros caminhos profissionais. Assim, objetivamos para este estudo analisar as principais dificuldades que os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CAV-UFPE) ainda se deparam no exercício da docência, identificadas por eles, depois de passados por experiências na Educação Básica; e identificar quais as principais necessidades de formação continuada, definidas pelos egressos, dentro do campo de saberes das Ciências Naturais e da Educação, como perspectiva de ações extensionistas futuras a serem ofertadas pela iinstituição. Procedemos nossa pesquisa com a aplicação de questionário on-line, onde as respostas para as questões discursivas foram analisadas na perspectiva da Análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos egressos já possuem experiências docentes, os quais destacam a necessidade de sempre buscarem aperfeiçoar / inovar sua prática para melhor trabalhar o conhecimento com seus alunos como um dos desafios da docência. Compreendem a formação continuada como algo necessário para aperfeiçoar a prática docente, com destaque às áreas de conhecimento e técnicas relacionadas à Educação e às Metodologias de Ensino. Em síntese, os egressos ratificam o que a literatura fala sobre a importância de se não perder o contato com a instituição formadora, para que esta seja uma referência e parceira para colaborar com o profissional que forma, na certeza de que as experiências são aprendizados a serem compartilhados para aperfeiçoarmos todos os dias a profissão docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, DESAFIOS DA DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016144424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS " "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA" "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21820 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA" "resumo" => "Esta pesquisa é parte de um projeto de Extensão que busca conhecer as principais dificuldades e perspectivas de formação continuadas de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Partimos da compreensão que muitos egressos não se colocam na docência logo após a conclusão, ou iniciam e buscam outros caminhos profissionais. Assim, objetivamos para este estudo analisar as principais dificuldades que os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CAV-UFPE) ainda se deparam no exercício da docência, identificadas por eles, depois de passados por experiências na Educação Básica; e identificar quais as principais necessidades de formação continuada, definidas pelos egressos, dentro do campo de saberes das Ciências Naturais e da Educação, como perspectiva de ações extensionistas futuras a serem ofertadas pela iinstituição. Procedemos nossa pesquisa com a aplicação de questionário on-line, onde as respostas para as questões discursivas foram analisadas na perspectiva da Análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos egressos já possuem experiências docentes, os quais destacam a necessidade de sempre buscarem aperfeiçoar / inovar sua prática para melhor trabalhar o conhecimento com seus alunos como um dos desafios da docência. Compreendem a formação continuada como algo necessário para aperfeiçoar a prática docente, com destaque às áreas de conhecimento e técnicas relacionadas à Educação e às Metodologias de Ensino. Em síntese, os egressos ratificam o que a literatura fala sobre a importância de se não perder o contato com a instituição formadora, para que esta seja uma referência e parceira para colaborar com o profissional que forma, na certeza de que as experiências são aprendizados a serem compartilhados para aperfeiçoarmos todos os dias a profissão docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, DESAFIOS DA DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016144424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS " "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA" "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }