Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ESTUDO DAS CÉLULAS E SUAS ESTRUTURAS: UMA TENTATIVA DE REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, CITOLOGIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21768
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 9553
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ESTUDO DAS CÉLULAS E SUAS ESTRUTURAS: UMA TENTATIVA DE REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO"
    "resumo" => "Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo período noturno, tanto no que se refere à aprendizagem, quanto à permanência do aluno na escola, o presente trabalho se propôs a implementar uma metodologia diferenciada com o público deste período, objetivando a redução da evasão escolar e o aumento do rendimento destes alunos. Para tanto, foram utilizadas a construção e execução de jogos didáticos, que abordaram conteúdos curriculares do ano letivo em questão. Os jogos foram construídos pelos próprios alunos, com material de fácil aquisição, tais como papelão, cartolina, garrafas pet, entre outros. Ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do projeto, foram observados aspectos como interesse e participação ativa dos alunos. A motivação despertada provavelmente contribuiu para uma redução da evasão, no período da aplicação do projeto. Apenas dois alunos foram classificados como desistentes, diferentemente do ano anterior, quando, no mesmo bimestre, oito desistências foram contabilizadas. Assim, em uma análise geral, podemos sugerir que os jogos atuaram despertando o interesse e a motivação dos alunos, que passaram a apresentar uma maior frequência, além de melhores resultados na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9553_13082016144020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ROBERTA GOMES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SÁ"
    "autor_email" => "juliapontess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEE - ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROF. OLÍVIO PINTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21768
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 9553
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ESTUDO DAS CÉLULAS E SUAS ESTRUTURAS: UMA TENTATIVA DE REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO"
    "resumo" => "Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo período noturno, tanto no que se refere à aprendizagem, quanto à permanência do aluno na escola, o presente trabalho se propôs a implementar uma metodologia diferenciada com o público deste período, objetivando a redução da evasão escolar e o aumento do rendimento destes alunos. Para tanto, foram utilizadas a construção e execução de jogos didáticos, que abordaram conteúdos curriculares do ano letivo em questão. Os jogos foram construídos pelos próprios alunos, com material de fácil aquisição, tais como papelão, cartolina, garrafas pet, entre outros. Ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do projeto, foram observados aspectos como interesse e participação ativa dos alunos. A motivação despertada provavelmente contribuiu para uma redução da evasão, no período da aplicação do projeto. Apenas dois alunos foram classificados como desistentes, diferentemente do ano anterior, quando, no mesmo bimestre, oito desistências foram contabilizadas. Assim, em uma análise geral, podemos sugerir que os jogos atuaram despertando o interesse e a motivação dos alunos, que passaram a apresentar uma maior frequência, além de melhores resultados na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9553_13082016144020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ROBERTA GOMES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SÁ"
    "autor_email" => "juliapontess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEE - ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROF. OLÍVIO PINTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo período noturno, tanto no que se refere à aprendizagem, quanto à permanência do aluno na escola, o presente trabalho se propôs a implementar uma metodologia diferenciada com o público deste período, objetivando a redução da evasão escolar e o aumento do rendimento destes alunos. Para tanto, foram utilizadas a construção e execução de jogos didáticos, que abordaram conteúdos curriculares do ano letivo em questão. Os jogos foram construídos pelos próprios alunos, com material de fácil aquisição, tais como papelão, cartolina, garrafas pet, entre outros. Ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do projeto, foram observados aspectos como interesse e participação ativa dos alunos. A motivação despertada provavelmente contribuiu para uma redução da evasão, no período da aplicação do projeto. Apenas dois alunos foram classificados como desistentes, diferentemente do ano anterior, quando, no mesmo bimestre, oito desistências foram contabilizadas. Assim, em uma análise geral, podemos sugerir que os jogos atuaram despertando o interesse e a motivação dos alunos, que passaram a apresentar uma maior frequência, além de melhores resultados na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.