Esse trabalho apresentou como premissa fomentar a importância do ensino/aprendizado de literatura nas salas de aulas de Língua Inglesa - LI, para tanto, foram analisadas algumas turmas do ensino médio da escola pública estadual Professor Antônio Dantas, que está localizada no município de Apodi no estado do Rio Grande do Norte - RN. Por conseguinte, esse artigo objetiva analisar o quadro geral do uso de textos literários em salas de aula de LI do ensino médio, através de pesquisa de campo, assim como, avaliar o ensino/aprendizado por meio desses textos e, por fim, propor abordagens de ensino que procurem sanar alguma deficiência encontrada nas aulas de LI. Doravante, de acordo com os objetivos traçados, esse trabalho percorreu os seguintes caminhos: 1) Explicitar a importância da utilização de textos literários nas aulas de línguas estrangeiras; 2) Discorrer sobre a utilização de textos literários como ferramentas para o ensino de língua inglesa; 3) Analisar, através de questionários, o que tem sido trabalhado sobre literatura inglesa na escola pública. Nesse viés, foram utilizadas as pesquisas qualitativa e quantitativa. Por último, este trabalho propõe uma abordagem de ensino que insira a literatura na sala de aula de língua inglesa.