Atualmente a morte é vista como tabu, mas durante muito tempo ela era familiar e considerada natural, hoje os indivíduos têm medo, negam e tentam ocultá-la. Assim, para que este tabu seja amenizado, há a necessidade da inserção da morte no meio escolar, em algumas áreas do conhecimento humano, uma destas é a Biologia que se conceitua como a ciência que estuda a vida. Esta poderia trazer consigo assuntos referentes à morte humana, tendo em vista que ela estuda o ciclo vital dos organismos e que a morte faz parte dele. Um meio que possibilita a inserção da morte na escola é o Livro Didático (LD), uma ferramenta de ensino de fácil acesso. Desse modo, objetivou investigar as concepções presentes no LD de Biologia aprovados Plano Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD-2015) acerca da morte e o homem. Para alcançar este objetivo foi delineado uma pesquisa de caráter exploratório nas nove coleções dos LD aprovadas no PNLD-2015, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para o estudo dos dados obtidos, assim foi construído 11 categorias, a partir das concepções presentes nas áreas da biologia referentes ao homem. A partir das análises, pôde-se perceber que houve incidência em todos os LD das categorias e que estas apresentaram algumas concepções da morte e o homem, mas que poucas foram às coleções que fizeram analogias com a morte no sentido bio-antro-sócio-cultural. Assim, conclui-se que é importante que seja promovido a escolarização da temática, para que haja familiaridade da finitude pelos jovens cidadãos em formação.