Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) remetem a formação abrangente, destacando o perfil que atenda as demandas do Sistema de saúde vigente no Brasil. Para tanto é fundamental a necessidade da docência desenvolver estratégias metodológicas pertinentes a consolidação da formação e a reflexão do futuro profissional em consonância aos pilares da atenção integral à saúde do idoso. Objetivos: Promover ações de promoção à saúde trabalhando o eixo Cenário de Prática do Ensino em Saúde, proposto pela parceria Ministério da Saúde e Ministério da Educação, durante as práticas da Atividade Curricular Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso desenvolvida no 3º semestre do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Descrição metodológica: Relato de Experiência. Local: Unidade Básica de Saúde do Distrito Água, campo de prática da UFPA. Período: 01.09 à 12.12.2011. Sujeitos: Docente e acadêmicos do 3º semestre de Enfermagem da UFPA. Resultados: a promoção da saúde trabalhando o eixo cenário de prática do ensino em saúde das parcerias interministeriais, visa o aluno ser inserido na realidade e identificar-se com as ações e assumir responsabilidades para com a saúde da população. Para tanto foram desenvolvidas as estratégias: 1ª- aproximação do grupo de idosos cadastrados na unidade; 2ª- fomentação de subsídios teóricos e as peculiaridades da Atenção à Saúde do Idoso, através de aulas teóricas; 3ª – oficinas para a produção de atividades. Na 3ª etapa os acadêmicos, identificaram as peculiaridades do ciclo idoso, e trabalharam a relevância da atividade motora adequada, para tanto promoveram um baile da saudade oportunizando o dançar e o cantar, monitorado por profissionais de saúde da área e pela docente. Na atividade os idosos foram esclarecidos da relevância das referidas atividades e de como realizá-las adequadamente, sem excessos, e acompanhados pelos alunos e profissionais, dançaram e cantaram. Ao término os alunos proporcionaram explicação científica das ações e a relevância para a manutenção da autonomia. Conclusão: as atividades proporcionaram a integração ensino e serviço, pois favoreceram a ação multiprofissional no processo das ações do programa do idoso. Os acadêmicos desenvolveram práticas que possibilitaram sua identificação com o serviço e compreensão ampliada dos princípios norteadores do Programa do Idoso, Política de Atenção Básica e atenção integral, trabalhando a capacidade funcional, o processo de envelhecimento e os pilares da promoção em saúde. Portanto as atividades foram subsidiadas na reflexão dos sujeitos envolvidos (profissionais, idosos e discentes) na compreensão de que atividade em grupo de idosos é produção em saúde que precisa ser planejada e articulada de forma responsável, científica e coadunada com a promoção à saúde e qualidade de vida.