A utilização dos jogos nas aulas de Matemática vem sendo considerada como uma estratégia de ensino que contribui com a aprendizagem, mas quando se trata de inserir esse recurso didático em turmas do Ensino Médio, o desafio torna-se ainda maior. O presente artigo tem o intuito de apresentar parte dos resultados obtidos numa dissertação, que teve como objetivo geral analisar, através da utilização de jogos nas aulas de Matemática, a compreensão do conceito de Função, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para isso, elaboramos e aplicamos uma oficina composta jogos educativos envolvendo o conteúdo de função polinomial do segundo grau. Além disso, analisamos, a partir das gravações de áudio, algumas falas dos estudantes, que revelaram suas opiniões acerca da atividade fazendo o uso do jogo Trilha do Conceito de Função e sua contribuição para a aprendizagem ou para o aprofundamento dos conceitos já adquiridos. A pesquisa se caracterizou como uma abordagem metodológica qualitativa, por buscar interpretar e analisar todos os fatos ocorridos no processo de intervenção. Para a coleta de dados e análise dos resultados, apoiamo-nos em alguns instrumentos de pesquisa, tais como: a atividade, fazendo uso do jogo como instrumento avaliativo e os registros dos alunos, os vídeos dos momentos da intervenção e as gravações de áudio. Constatamos que ainda existem algumas deficiências com relação ao conteúdo abordado. O uso dos jogos nos permitiu analisar o que os alunos sabiam sobre o assunto estudado.