Resumo
O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepção do lugar de vivência, realizada em 2015 em uma escola pública na cidade de Salvador- BA, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. A oficina foi uma das atividades que fez parte da pesquisa de mestrado vinculada ao Grupo de Pesquisa Geotecnologia Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e ao projeto guarda- chuva A rádio na escola na escola da rádio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus I, Salvador - BA. O objetivo é refletir sobre a percepção do lugar de vivência por meio do uso do aplicativo Google Earth. Neste artigo, faz-se uma análise reflexiva sobre o uso da tecnologia digital no contexto escolar para a compreensão do lugar de vivência dos alunos. Assim, foi utilizado de forma didática pedagógica o aplicativo Google Earth como um artefato tecnológico que pode proporcionar aos estudantes uma visualização das localidades próximas ao entorno da escola e do bairro que reside. Nesta perspectiva a metodologia utilizada foi a Pesquisa Aplicada Colaborativa de engajamento. Então, para a fundamentação teórica da categoria lugar apoiou-se teoricamente em: Tuan (1980), Santos (1994) e Carlos (2007) do campo da geografia; na discussão sobre tecnologia foram diálogos estabelecidos com Lima Junior (2005). Conclui-se que, os recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir de forma consubstancial para o aprendizado, tanto das questões científicas, quantos das questões cotidianas.