A experimentação é muito importante na atividade pedagógica, principalmente para o ensino de Química, consi0derada como uma ciência experimental. A experimentação é um componente indispensável para o processo ensino aprendizagem dos diversos conteúdos de química. Neste sentido esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a importância do uso de experimentos, para o ensino aprendizagem na disciplina de química, de alunos de 9º Ano de escolas públicas municipais. Colaborando ainda para a formação acadêmica dos monitores participantes, alunos de licenciatura em química da universidade estadual da Paraíba. Esta pesquisa foi desenvolvida dentro de um programa municipal em parceria com a universidade aqui já citada, para além de colaborar para a formação acadêmica dos monitores participantes, contribuir para uma construção acadêmica dos alunos beneficiados deste programa. Como metodologia, foram realizadas atividades experimentais com conteúdos já vistos em aulas expositivas pelos alunos, onde foram avaliados, com base nas participações e conhecimentos demostrados nas práticas. O presente trabalho foi desenvolvido no museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcante, com alunos de 5 (cinco) diferentes escolas. Os resultados mostraram que com a aula experimental houve um aumento no nível de aprendizagem dos alunos. Apesar de nunca terem aula prática, os mesmos conseguiram associar teoria e prática. Pode-se concluir que a experimentação pode ser considerada uma ferramenta para a aprendizagem, de forma que a mesma estimula o conhecimento dos alunos.