O presente artigo parte da necessidade de discutir sobre o atual cenário de violência e discriminação que, por diversas razões, toma conta das escolas. Brigas e divergências que causam exclusão devem ser combatidas por meio de conteúdos com metodologias atrativas que proporcionem reflexão aos alunos acerca da importância da ética e do respeito para com as diferenças tanto na escola quanto fora dela. Nesse contexto, um dos conteúdos relevantes para oportunizar essa reflexão corresponde aos jogos cooperativos, os quais fomentam a participação e a inclusão de todos nas atividades em grupos. O trabalho tem como objetivo geral abordar os jogos cooperativos com ênfase no combate ao bullying. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O público alvo foi constituído por um professor de Educação Física e 30 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Carmem do Prado Dantas Amaral, localizada no município de Simão Dias/SE. Conclui-se que os jogos cooperativos representam um aliado fundamental para gerar reflexões e proporcionar a inclusão de todos.