UMA OCUPAÇÃO FEMININA: QUESTÕES DE GÊNERO NA OCUPAÇÃO DA ESCOLA JAF EM CRATO-CE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22380 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2490 "inscrito_id" => 5474 "titulo" => "UMA OCUPAÇÃO FEMININA: QUESTÕES DE GÊNERO NA OCUPAÇÃO DA ESCOLA JAF EM CRATO-CE" "resumo" => "Esse é um trabalho de pesquisa com relatos de experiência, construídos por meio de observação participante na ocupação da escola José Alves Figueiredo na cidade de Crato, Ceará. Tem o objetivo de identificar de que forma o ato político de ocupar a escola em apoio à greve dos professores pode levar a tensionar tanto questões de gênero, quanto várias discussões sobre reforma educacionais e o cenário atual que as levaram jovens, em sua maioria do sexo feminino, a ocupar sua escola. O trabalho aponta dificuldades enfrentadas, principalmente que as envolvem diretamente as ocupantes, assim como entender como lidam com esses conflitos que as envolvem. Observei que os lugares socialmente demarcados como masculinos e femininos aparecem na ocupação, seguidos de várias questões e conflitos envolvendo o gênero feminino dentro da mesma. De modo que, as ocupantes estão a todo o momento questionando essas demarcações. Pensando a importância de estarem ali, tanto em apoio aos professores, como por melhorias na estrutura de sua escola, e na educação de um modo geral. Além disso, como plano de fundo está à luta por uma educação diferente, uma escola melhor. As pressões por parte de várias pessoas que não apoiavam o movimento, e em contraste o apoio de várias pessoas e movimentos sociais. Possibilitando em meio a esse cenário, perceber amplamente como marcações de gênero, a todo o momento tenta afirmar papeis e lugares sociais. Contrastando dualmente com a luta por uma educação diferente, como também para conseguir manter a ocupação em meio a diversos conflitos que as envolviam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "GÊNERO, OCUPAÇÃO, FEMININO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID5474_17082016014016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARI" "autor_email" => "larissaraujo0108@gmail.co" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22380 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2490 "inscrito_id" => 5474 "titulo" => "UMA OCUPAÇÃO FEMININA: QUESTÕES DE GÊNERO NA OCUPAÇÃO DA ESCOLA JAF EM CRATO-CE" "resumo" => "Esse é um trabalho de pesquisa com relatos de experiência, construídos por meio de observação participante na ocupação da escola José Alves Figueiredo na cidade de Crato, Ceará. Tem o objetivo de identificar de que forma o ato político de ocupar a escola em apoio à greve dos professores pode levar a tensionar tanto questões de gênero, quanto várias discussões sobre reforma educacionais e o cenário atual que as levaram jovens, em sua maioria do sexo feminino, a ocupar sua escola. O trabalho aponta dificuldades enfrentadas, principalmente que as envolvem diretamente as ocupantes, assim como entender como lidam com esses conflitos que as envolvem. Observei que os lugares socialmente demarcados como masculinos e femininos aparecem na ocupação, seguidos de várias questões e conflitos envolvendo o gênero feminino dentro da mesma. De modo que, as ocupantes estão a todo o momento questionando essas demarcações. Pensando a importância de estarem ali, tanto em apoio aos professores, como por melhorias na estrutura de sua escola, e na educação de um modo geral. Além disso, como plano de fundo está à luta por uma educação diferente, uma escola melhor. As pressões por parte de várias pessoas que não apoiavam o movimento, e em contraste o apoio de várias pessoas e movimentos sociais. Possibilitando em meio a esse cenário, perceber amplamente como marcações de gênero, a todo o momento tenta afirmar papeis e lugares sociais. Contrastando dualmente com a luta por uma educação diferente, como também para conseguir manter a ocupação em meio a diversos conflitos que as envolviam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "GÊNERO, OCUPAÇÃO, FEMININO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID5474_17082016014016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARI" "autor_email" => "larissaraujo0108@gmail.co" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }