Este trabalho tem como objetivo abordar os principais contributos da Pedagogia de Montessori à educação infantil, pois compreendemos então a importância de discutir essa Pedagogia desenvolvida por Montessori; nesse sentido, foram coletados através de estudos teóricos sobre Maria Montessori. Portanto, nosso trabalho tem como base: (1) pesquisa bibliográfica e (2) pesquisa analítica. Diante disso, tomamos como referenciais Araujo (2007), Angotti (2007), Röhrs (2010), Souza (2014), Vilela (2014), entre outros; Montessori é caracterizada por elaborar um novo método, um olhar diferenciado acerca da educação, uma nova forma de educar. A qual tornou a educação em científica, uma pedagogia baseada na observação. A centralidade nas teorizações de Montessori, em relação ao processo de ensino e aprendizagem está no potencial de cada indivíduo. A pedagogia dos sentidos defendida por Montessori contribui para a interação da criança para com o mundo exterior, o que em nosso entendimento promove o desenvolvimento da autonomia e da personalidade deste pequeno sujeito. Portanto, compreendemos que a partir dos contributos de Montessori a educação deve promover a liberdade e autonomia das crianças, sendo eles sujeitos ativos, criativos e conhecedores do mundo; a contribuir no desenvolvimento da personalidade e da aprendizagem. Considerações importantes a problematizar e pensar a Educação.