O presente trabalho corresponde a uma pesquisa onde visa responder um questionamento: Quais as dificuldades encontradas no Ensino Médio na Disciplina de Química na Escola Estadual José Vitorino de Medeiros, na cidade de Sossego/PB? O objetivo central da pesquisa é investigar em que áreas da disciplina de Química os alunos sentem mais dificuldades e compreender as possíveis explicações para este fato e, além disso, saber dos alunos como seriam mais interessantes as aulas, também como pode ser melhorada a disciplina. Foi utilizado no método pesquisa, questionários com alunos da escola, para que possam identificar as possíveis explicações. A investigação levou a perceber que a maioria dos alunos enfrentam dificuldades, pois os métodos aplicados pelos educadores apenas com o quadro e giz não despertam o interesse dos alunos nos conteúdos passados pelos professores, apesar de que os educandos percebem o elo da química com realidade, ainda é de difícil acesso e compreensão e aplicar isso na vida cotidiana se torna cada vez mais difícil. As situações enfrentadas por parte dos professores em passar seus conhecimentos e a falta de organização da estrutura da escola gera uma desmotivação na aprendizagem causando desestimulo tanto por parte do aluno quanto do professor. É preciso fazer com que o educador use de métodos que mude essa realidade fazendo com que o aluno enxergue a disciplina com uma nova visão. A visita a E.E.E.F.M. José Vitorino de Medeiros nos fez enxergar a realidade de perto entendendo que essa desmotivação do aluno não é algo gerado apenas do mesmo, mas, um conjunto de fatores que contribuem para a desvalorização da educação química.