LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21349 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 897 "titulo" => "LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre o uso de plantas medicinais pelos alunos do Ensino Fundamental II no seu dia a dia, contextualizando suas potencialidades no ensino de Etnobotânica em sala de aula. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa (questionário estruturado com perguntas claras e objetivas), realizada individualmente, com 30 alunos do 6º ano na faixa etária entre 9 a 12 anos. Os resultados demonstraram que o gênero feminino (66,67%) conhece plantas medicinais, enquanto o gênero masculino (33,33%) conhece e sabe um pouco. Verificou-se que as partes da planta utilizada foram às folhas (96,67%), seguido de outras partes da planta, como raízes, casca do caule, sementes (3,33%). O modo de preparo dos remédios indicou o chá (66,67%) como o mais consumido, seguido de lambedor (20%). As espécies mais citadas pelos estudantes foram Chenopodium ambrosioides L. (mastruz) com 09 (nove), Punica granatum L. (romã), Cymbopogon citratus (DC.) Stapf (capim-santo), Vernonia condensata Baker (boldo) com 04 (quatro) cada , Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson (erva-cidreira), Mentha x villosa Huds. (hortelã miúda) com 03 (três) cada, e outras espécies 02 (duas). Os dados encontrados verificaram que mesmo os estudantes tendo acesso a medicamentos convencionais, boa parte deles conservam os ensinamentos repassados pelos seus familiares, em utilizar remédios produzidos por plantas medicinais, onde necessita que as escolas voltem a ensinar os saberes populares, seus conhecimentos tradicionais, já que os livros didáticos de Ciências não relatam sobre o referido assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FITOTERÁPICOS, ETNOBOTÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID897_15082016232607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21349 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 897 "titulo" => "LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre o uso de plantas medicinais pelos alunos do Ensino Fundamental II no seu dia a dia, contextualizando suas potencialidades no ensino de Etnobotânica em sala de aula. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa (questionário estruturado com perguntas claras e objetivas), realizada individualmente, com 30 alunos do 6º ano na faixa etária entre 9 a 12 anos. Os resultados demonstraram que o gênero feminino (66,67%) conhece plantas medicinais, enquanto o gênero masculino (33,33%) conhece e sabe um pouco. Verificou-se que as partes da planta utilizada foram às folhas (96,67%), seguido de outras partes da planta, como raízes, casca do caule, sementes (3,33%). O modo de preparo dos remédios indicou o chá (66,67%) como o mais consumido, seguido de lambedor (20%). As espécies mais citadas pelos estudantes foram Chenopodium ambrosioides L. (mastruz) com 09 (nove), Punica granatum L. (romã), Cymbopogon citratus (DC.) Stapf (capim-santo), Vernonia condensata Baker (boldo) com 04 (quatro) cada , Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson (erva-cidreira), Mentha x villosa Huds. (hortelã miúda) com 03 (três) cada, e outras espécies 02 (duas). Os dados encontrados verificaram que mesmo os estudantes tendo acesso a medicamentos convencionais, boa parte deles conservam os ensinamentos repassados pelos seus familiares, em utilizar remédios produzidos por plantas medicinais, onde necessita que as escolas voltem a ensinar os saberes populares, seus conhecimentos tradicionais, já que os livros didáticos de Ciências não relatam sobre o referido assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FITOTERÁPICOS, ETNOBOTÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID897_15082016232607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }