FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: SABERES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21110 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1456 "inscrito_id" => 6087 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: SABERES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a formação inicial docente para o ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, a partir das falas das professoras entrevistadas. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Destacamos a importância da pesquisa, sobretudo para o curso de Pedagogia, visto ser o pedagogo o responsável por inserir na sala de aula os estudos sobre a literatura; acreditamos que o texto literário ajuda no desenvolvimento intelectual, individual e social das crianças. O material de pesquisa é composto pelas falas das professoras que foram gravadas em áudio, obedecendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2002), Imbernón (2011); leitura de literatura: Amarilha (2010; 2013), Yunes (2010); alfabetização: Ferreiro (2011), dentre outros. Como resultados parciais as professoras trazem em suas falas, indícios de que a formação inicial docente não prepara suficientemente o profissional pedagogo para a atuação em sala de aula no que se refere ao ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, sendo necessária a complementação de seus conhecimentos por meio de aperfeiçoamento, busca de outros materiais de estudos e interação entre seus pares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, LEITURA DE LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6087_14082016230238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21110 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1456 "inscrito_id" => 6087 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: SABERES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a formação inicial docente para o ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, a partir das falas das professoras entrevistadas. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Destacamos a importância da pesquisa, sobretudo para o curso de Pedagogia, visto ser o pedagogo o responsável por inserir na sala de aula os estudos sobre a literatura; acreditamos que o texto literário ajuda no desenvolvimento intelectual, individual e social das crianças. O material de pesquisa é composto pelas falas das professoras que foram gravadas em áudio, obedecendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2002), Imbernón (2011); leitura de literatura: Amarilha (2010; 2013), Yunes (2010); alfabetização: Ferreiro (2011), dentre outros. Como resultados parciais as professoras trazem em suas falas, indícios de que a formação inicial docente não prepara suficientemente o profissional pedagogo para a atuação em sala de aula no que se refere ao ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, sendo necessária a complementação de seus conhecimentos por meio de aperfeiçoamento, busca de outros materiais de estudos e interação entre seus pares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, LEITURA DE LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6087_14082016230238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }