O presente artigo pretende abordar a infância, a educação infantil e a inclusão em suas múltiplas dimensões, articulando o entendimento sobre esta tríade que, embora tenham trajetórias distintas no tempo e nos espaços, aproximam-se em suas caraterísticas principais: são frutos da evolução social que redundou em garantia de direitos. Para tanto, tivemos como objetivos: compreender a construção social do conceito de infância; conhecer a institucionalização da educação infantil e sua evolução do assistencialismo ao ato educacional propriamente dito; e refletir sobre a inclusão escolar e o espaço da educação infantil. O trabalho consistiu numa pesquisa de revisão bibliográfica, realizada a partir de diferentes fontes de pesquisa acerca da temática proposta. A literatura reconhece que a Infância, que hoje se estabelece cada vez mais como objeto de estudo de pesquisadores em diversas áreas, merece um olhar mais atento ao contexto em que se inseriu na sociedade ao longo de sua constituição. Nesse sentido, aponta a escola, especialmente na etapa intitulada como Educação Infantil, como um espaço de institucionalização da criança, ora vista como necessária à formação desta, ora vista como a retirada antecipada da infância. Buscou-se identificar nesse espaço educacional, numa perspectiva positiva da escolarização ainda na infância, terreno fértil para a inclusão escolar.